Carrinho

Quem são as Rosas do Deserto?

Com um nome que é auto explicativo, as Adenium, ou melhor, Rosa do Deserto, Flor do Deserto dentre outros nomes populares, é um gênero de planta com flor na família Apocynum, Apocynaceae, nativa das regiões desérticas da  África, da Península Arábica
e adjacências.

As rosas do deserto se tornaram uma mania, e sim, estão ganhando cada vez mais fãs
em todos os lugares, verdadeiros amantes das mais diversas cores e formatos, como nós.
Não só no Brasil, mas em todo o mundo. As RD’s  (abreviação para Rosas do Deserto) unem comunidades de apaixonados com o mesmo interesse em comum. Alguns motivos que possibilitaram esse grande apego às Rosas do Deserto se deve ao fato de elas serem colecionáveis, delas possuírem grande variedade de cores obtidas através de cruzamentos onde se seleciona as flores mais lindas e, também, graças à técnica de enxertia que possibilitou formar clones da flor desejada ! Todo ano vários produtores de todo o
mundo lançam novas cores, formatos e variedades, cada vez mais floríferas, diversificadas, perfumadas e outras características desejáveis.  O nosso viveiro, Rosa do Deserto Fortaleza (RDF), seleciona, dentre vários produtores do mundo, os exemplares mais belos para compor a nossa coleção, além das variedades produzidas por nós mesmos.

Vamos saber e nos apaixonar um pouco mais sobre as Rosas do Deserto?

O habitat natural das Rosas do Deserto são as regiões quentes e secas da África, o extremo sul da Península Arábica e a ilha de Socotra, localizada no Lêmen. Elas são distribuídas ao longo de 11 regiões que no geral compartilham muitas características climáticas e de solo, porém com sutis diferenças. Essas pequenas diferenças de ambiente foram o suficiente para formar várias espécies de Adenium, graças ao
processo evolutivo de adaptação ao ambiente no qual a espécie está inserida.

Espécies

Em meio a muita discussão acerca de quantas espécies existem, alguns defensores da espécie única: Obesum e deixando as demais como subespécies, outros especialistas acreditam em múltiplas espécies, como a arabicum(Arábia Saudita), boehmianum (Angola e Namíbia), swazicum (Swazilândia), somalense (Somália), crispum (variação
anã da adenium Somalense), oleifolium, Multiflorum (a primeira a gerar uma mutação DHA, ao final do texto comentei sobre isso) e socotratum (Ilha de Socotra). Independente de que lado você esteja nessa discussão, todos vão concordar que essas são todas belezas únicas e que espalham cores e amores por onde estão. Além dessas divergências quanto à existência das espécies, há também muita discussão quanto ao número de espécies, uma corrente acredita em 8 espécies e outra acredita em 11( incluindo exemplares pouco conhecidos, como a OMÃ)

Aparência

O diferencial das Rosas do Deserto é justamente a aparência, com um tronco por muitos mais aclamado que a própria flor (caudex), e muitas ramificações que podem gerar diversas flores e deixar o seu jardim ainda mais florido. As suas raízes são grandes e grossas podendo  chegar até a 4 metros de altura, como no caso das Adenium Socotranum e Somalense, ou podem ser plantas pequenas e arbustivas (Oleifolium)

Cultivo

Comumente cultivada em vasos para a própria proteção contra agentes externos, a Rosa do Deserto (Adenium) também pode ser plantada no solo quando em regiões secas.

Cuidado apenas com solos que possam reter água, as RDs não gostam e podem sofrer com isso. Elas exigem ainda muito sol, sim, gostam de receber luz e se você estiver cuidando da sua em apartamento ou casa sem jardim, deixe ela posicionada em um local que receba sol pelo menos 3 horas diárias.

Existem cuidados básicos com a sua RD logo que ela chega na sua casa, você pode conferir aqui [link do artigo sobre cuidados básicos]. Ao longo do tempo existem cuidados e prevenções a pragas que é fundamental que você saiba, temos um manual completo de cuidados rotineiros com a sua RD.

Adenium, Rosas do Deserto ou Flor do Deserto, não importa. O importante é que elas são encantadoras e irresistíveis, não só pela beleza (que é inegável e tem para todos os gostos) mas pela alegria que elas trazem quando chegam em nossas casas.


Agora que você já conhece essas belezas, quer levar uma pra casa?
Se você ainda não tem a sua, ou quer aumentar a coleção, pode escolher por aqui

Continue acompanhando o nosso blog, sempre vamos trazer conteúdos para te ajudar a entender melhor o universo Adenium e cuidar do seu jardim. Siga as nossas redes sociais para participar de promoções, sorteios e se inspirar todos os dias.

 

2 comments

  1. Quero voltar as lives das rosas do deserto no whatsapp
    Luiza.ginaBr

  2. Thank you for sharing this insightful article! I found the information really useful and thought-provoking. Your writing style is engaging, and it made the topic much easier to understand. Looking forward to reading more of your posts!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

100% SEGURO

PagSeguro / MasterCard / Visa

CNPJ

20.593.239/0001-20